Festas Juninas: Uma viagem pelos sabores e tradições do Brasil
Junho chegou e com ele as tradicionais Festas Juninas. Por todo o país multiplicam-se as festas repletas de delícias típicas que dizem muito sobre a cultura e história do Brasil.
Quer saber um pouco mais sobre as comidas típicas desta época do ano? Então acompanhe este conteúdo que a Le Casa Home & Decor fez especialmente para você.
Origem das Festas Juninas
No Brasil, desde o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, em homenagem aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro.
Essas festas, têm origem nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos, que aconteciam em junho e prestavam homenagem aos deuses para garantir boas colheitas e também fertilidade.
Nessas festas, era costume acender fogueiras e balões, ter muita música e dança. Durante a Idade Média, a Igreja Católica se apoderou dessas festividades, substituindo os deuses pagãos pelos santos.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, as Festas Juninas chegaram para ficar e ganharam alguns toques locais e de cultura africana e indígena.
Algumas comidas típicas das Festas Juninas
Milho
Ele é o grande astro da festa! Serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas Festas Juninas que podem variar segundo a região do país.
A pamonha, por exemplo, é mais comum nas festas dos estados de Goiás e Minas Gerais.
Já a polenta é tradicional entre os gaúchos. E no nordeste, é comum que se use o milho para fazer o cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido.
Amendoim
Doce ou salgado, o amendoim torrado também é muito apreciado nas Festas Juninas.
Pode ainda servir de ingrediente para algumas receitas que fazem a alegria de crianças e adultos, como, por exemplo, a paçoca doce, feita com farinha de mandioca e açúcar.
E claro, temos o pé de moleque, que nada mais é do que o amendoim mergulhado em melado de rapadura.
Quentão
O quentão é a bebida típica das Festas Juninas, principalmente nas regiões mais frias do sul e sudeste.
A bebida, preparada com gengibre, canela, pinga ou vinho, é servida bem quente e causa animação imediata em quem consome.
E por falar em quentão, tem uma receita dessa delícia aqui no blog, confira em Esquente sua Festa Junina com quentão - Receita.
Mas não pense que o cardápio de comidinhas acaba aqui. Outros pratos típicos podem ser encontrados nas Festas Juninas. A lista é extensa, e varia de lugar para lugar, mas podemos destacar:
A batata-doce, assada na fogueira, é destaque em alguns lugares.
O cachorro-quente, pão cortado ao meio e recheado com molho de tomate e salsicha, também marca forte presença nas festas de junho.
Pinhão cozido, nas regiões serranas do sul e sudeste.
Arroz-doce, muito comum nas festas em Minas Gerais.
Bombocado de mandioca, uma delícia portuguesa adaptada ao gosto nacional que é muito comum em alguns lugares.
Diversão garantida no arraial junino
As brincadeiras típicas são uma das lembranças mais queridas das Festas Juninas. Entre elas, estão o bingo, correio elegante, jogo de argolas, pescaria, cadeia e boca do palhaço, todas garantindo a alegria dos convidados.
A trilha sonora das Festas Juninas traz ritmos vibrantes vindos do Nordeste brasileiro, como o forró, xote, baião e xaxado.
Comentários
Postar um comentário